Select Page

Câmara de Estudos Ambientais e Sustentabilidade

Câmara de Estudos Ambientais e Sustentabilidade

Com o crescimento populacional, o Ente público municipal impõe regras a serem cumpridas em respeito ao crescimento da cidade sustentável, assim como para fins de preservação da flora e da fauna.

Assim também o faz o ente público Federal e o Estadual. Neste sentido, e atentando para o que os estudiosos e cientistas nos relembram, o homem não está sozinho, somos parte de um todo: MEIO AMBIENTE.

Neste entendimento verificamos que a lesão ao meio ambiente além de influenciar toda uma cadeia de seres vivos que devem ser preservados, também influencia diretamente o homem.

O crescimento com desrespeito ao meio ambiente contraria os preceitos de cidade sustentável, a qual seria aquela onde o crescimento urbano se dá sem que haja com isso prejuízo de todos seres vivos, incluindo a flora e a fauna local.

As construções e incorporações com o crescimento populacional vivenciaram um ápice e diversos condomínios-cidade foram construídos, contudo muitas vezes sem estrutura que impeça a lesão no meio ambiente, citando como exemplos: a falta de tratamento de esgoto, e falta de replantio de árvores retiradas, entre outros.

Outrossim, verificamos que empresas por estampada culpa causam lesão ao meio ambiente seja por omissão, negligência, imprudência ou imperícia, ou seja por dolo eventual, quando, sabendo da possibilidade de ocorrer o dano, com consciência, assumem o risco, e ocorre o evento danoso.

Tais fatos podem e devem ser apurados no âmbito cível, administrativo e criminal.

Ainda em fatos comuns, não raro encontramos lixões ilegais, os quais sabe o ente municipal e nada faz, criando foco de doenças que atingem não só a fauna e a flora, mas a comunidade local.

De outra feita, tratamos da expressão MEIO AMBIENTE, como um todo no qual englobamos todos os seres vivos e onde o homem encontra-se incluso. Meio ambiente não é uma expressão apartada, mas sim a expressão ampla que engloba o ser humano, e ainda as cidades, sua sustentabilidade, e as questões imobiliárias concernentes ao crescimento sustentável.

CATEGORIAS